A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) homenageou, nesta segunda-feira (13), a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) por seus 50 anos de história.
Idealizada pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), a sessão solene reuniu parlamentares, reitores, professores e estudantes em um grande ato em reconhecimento ao relevante papel da entidade para interiorização do ensino superior e oferta de educação de qualidade no estado.
“Se Santa Catarina ostenta índices de destaque, grande parte se deve ao sistema comunitário de ensino superior. Antes da Acafe, o sonho da faculdade se restringia àqueles que podiam estar na capital. A Acafe, nestes 50 anos, permitiu que os catarinenses, em suas regiões, pudessem concretizar a sua vocação na tão sonhada carreira”, ressaltou Napoleão.
Fundada em 2 de maio, a Acafe reúne 14 instituições de ensino superior comunitárias em Santa Catarina. Distribuídas por todo o estado, essas instituições se consolidaram como pilares do desenvolvimento socioeconômico, cultural, esportivo e ambiental, transformando vidas e realidades por meio da educação.
Compromisso com o desenvolvimento de SC
Ao longo de sua trajetória, a Acafe acumula conquistas expressivas. Hoje, as instituições associadas atendem mais de 142 mil estudantes, contam com 10.522 professores e outros 7.125 colaboradores. São 264 laboratórios de ensino, 155 bibliotecas com mais de 3 milhões de títulos e uma vasta gama de cursos de mestrado, doutorado e projetos de iniciação científica.
Além disso, a entidade é referência na formação de professores para a educação básica e se destaca nacional e internacionalmente no desenvolvimento de ciência e tecnologia. Sua atuação se estende para além das salas de aula, com serviços de saúde, atendimentos jurídicos e projetos de pesquisa, que beneficiam milhares de pessoas diariamente.
A presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, dividiu a homenagem com todos os presentes. “A Acafe é conduzida por essas pessoas que aqui estão, acompanhada por uma comunidade acadêmica que superou diversos desafios, como a pandemia e o cenário desafiador da educação superior brasileira. Nosso objetivo vai além de um diploma para o mercado de trabalho: buscamos formar pessoas comprometidas com valores de cidadania, solidariedade, ética, respeito e tantos outros”.
Emocionada, ela agradeceu ao Parlamento pela ocasião. “Este reconhecimento da Alesc representa a importância da Acafe para o desenvolvimento do estado ao longo destas cinco décadas. Por meio do tripé do ensino, pesquisa e extensão, buscamos soluções para os problemas da nossa sociedade”.
A solenidade contou com a presença dos deputados Mário Motta (PSD), Ivan Naatz (PL), Antídio Lunelli (MDB), Luciane Carminatti (PT), Júlio Garcia (PSD) e Rodrigo Minotto (PDT), além do secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, da secretária-adjunta Patrícia Lueders e do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.